segunda-feira, abril 28, 2008

O Outono na nossa vida


Por vezes queremos ficar presos a alguma coisa e não conseguimos. A um emprego, a uma amizade, a um amor… Presos a uma certeza. Claro que não existem certezas definitivas, eu acho! Talvez a única seja de que somos mães dos nossos próprios filhos, mas essa ainda não tive oportunidade de ter. Talvez um dia…
Ficar preso não depende só de nós, a vida pode sacudir-nos, soltar-nos de um conforto onde estamos habituados a viver… e isso assusta-nos.
Imaginemos que somos uma folha de uma árvore viçosa. Fazemos parte dessa árvore! Nascemos, desenvolvemo-nos ali, temos sempre a mesma vista mas podemos sempre fazer uma rotação de 360º e ver coisas novas… estamos ali, e estamos seguros! Presos! Mas eis que um dia inesperado chega o Outono!
Estamos tão bem ali, que nem nos apercebemos que vai haver uma mudança de estação! Não será assim a nossa vida? Hoje Primavera, amanhã Inverno, depois Outono, talvez uns dias de Verão…
Talvez de todas as estações, a que mais me assusta é o Outono. Considero que é a estação que menos depende de nós, que mais foge ao nosso controle… Voltemos à folha e à árvore… Que culpa tem a folha que a árvore tenha que fazer uma mudança porque está na sua estação? Mesmo que queira ficar presa ali não tem hipótese, não há volta a dar, vai ter que cair!
Esta imagem surgiu-me no seguimento de um pensamento: “se estou bem vou-me deixar estar, mas sei que não vou estar sempre assim… um dia vou cair como uma folha caduca”
Não é que seja pessimista, não! Mas gosto de me preparar! Não quero dar por mim em queda livre a ser levada pelo vento, sabe-se lá para onde!
Bem, esta imagem é um pouco complexa, e ao mesmo tempo limitada… se pensarmos bem, não voltaríamos a nascer numa outra árvore… mas então neste caso acredito na reencarnação. Depois nascíamos numa outra árvore! Caso resolvido!
Ainda podemos extrapolar um bocadinho… e se aplicarmos isto ao amor?! Claro que a árvore seria o nosso amor do momento, queremos ficar presos, mas um dia o Outono vai chegar e a árvore vai soltar-nos e nós vamos cair! Pois é! Ou pode ser o simples facto daqueles namoros em que o outro até gosta, mas não nos prende, não nos agarra e vem um ventinho e lá vamos nós… para outro lado! Depois é tarde! Nem sei muito bem quando cairei desta árvore que me faz feliz, talvez um dia quando menos esperar, talvez hoje...


Vá, para os mais pessimistas, deixo aqui um sinal de esperança… não se esqueçam que há árvores de folha perene!

De qualquer forma acho que devemos passar por todas as estações… só assim cresceremos. Um dia seremos a árvore e temos que saber lidar com todas as estações!

Amigo, agora vivo entre a Primavera e o Verão e partilho as flores e o calor contigo. Se o Outono chegar quero que sejas o vento, se chegar o Inverno que sejas a chuva… só assim estaremos sempre juntos!

Sem comentários: