quarta-feira, abril 16, 2008

No silêncio das palavras!

Ninguém pensa como eu. Cada um tem a sua forma original de pensar, de raciocinar. Somos todos diferentes, eventualmente encontramos pessoas que pensam como nós, mas é raro. Certas vezes essas pessoas concordam só por concordar, o que me irrita!
Mas existem pessoas especiais que nos entendem. Fazemos delas o nosso melhor amigo, o nosso ideal de companheiro… são pessoas que nos custam a deixar partir da nossa vida. E na realidade nunca partem. É dessas que temos saudades.
É uma sensação de alegria sentir que alguém nos entende apenas por um olhar! Isso enche-me de sorrisos por dentro! Ganha-se cumplicidade, é um entendimento no silêncio. Quando nos acontece até podemos pensar que é amor, pode não ser! Pode ser um cruzamento de almas gémeas, não obrigatoriamente amor! Só se o coração se acelerar muito, se as mãos transpirarem, se o desejo de estar juntos for grande, se a saudade nos atormentar, se o sorriso nos possuir, se a alegria nos acordar… se, se, se… (pretérito imperfeito!! Vai lá saber-se porque tem este nome os “ses” da nossa vida)
Bem, não estou aqui para falar de amor, também não percebo nada disso.
O que quero transmitir aqui é a importância do silêncio!
Só por si, o silêncio é uma coisa assustadora. Por isso temos sempre tendência a ligar o rádio, ou a televisão… Mas experimentem a fazer o que eu fiz ontem. Desliguem tudo, sentem-se confortáveis no sófa e façam silêncio interior. O silêncio obriga-nos a falar connosco, a avaliar a nossa vida, a fazer um julgamento das nossas atitudes… bem sei que isso pode ser doloroso, mas às vezes é preciso para voltarmos a encontrar o nosso caminho. Bem, confesso que só consegui fazer silêncio durante 8 minutos… é tortuoso! Mas é uma questão de treino. Senti que me fez bem e vou tentar fazer este exercício mais vezes, é saudável! Experimentem!
Bem estava a falar de pessoas que nos entendem no silêncio, e da importância que têm na nossa vida!
Sei que em conversa contigo vais beber cada palavra, perceber cada sentimento, sentir cada sorriso. Vais sentir-me e isso é perfeito. Falar no silêncio das palavras!
Sentes-me quando estou triste, não preciso de te dizer nada. Sentes-me quando estou feliz, não preciso de dizer nada. Sentes quando digo “amo-te”, sem te dizer nada. O silêncio em nós é confortável! Não haverá discussões. Não que queira estar sempre de acordo contigo, não! Seria um tédio, sobre o que iríamos falar, debater? Não é isso que quero! Quero que se troquem ideias, opiniões, que cresçamos juntos… aprender um com o outro! Quero que saibas tanto como eu, quero mostrar-te o meu ponto de vista... Basicamente quero que me entendas, que me compreendas. Quero que te ponhas no meu lugar, como eu me ponho no teu para te entender. E entendo! Já é parte de entrega, porque ao saber como pensas percebo as tuas atitudes, consigo pôr-me no teu lugar com mais facilidade, consigo aceitar-te! E perdoar-te!! Claro que tudo isto é uma questão de disponibilidade e de vontade, temos que nos saber colocar no lugar do outro!

No silêncio das palavras, no diálogo do olhar, sem querer, já disseste tudo. Sem querer já te entregaste, já denunciaste o que vai no teu coração! É simplesmente esta a vantagem da cumplicidade. É tão rara, que quando se encontra já não se quer perder!
Por isso é que há as grandes amizades e os grandes amores! Sei quando precisas de mim, sinto quando vens ao meu encontro.


Em relação a esta pessoa de quem falo, espero encontrá-la um dia. Espero estar atenta ao seu olhar, porque sei que é aí que nos vamos encontrar, é no olhar que vamos dar o primeiro beijo...

Num silêncio calado,
Gritei por ti!
E tu ouviste!

Bem, passei por aqui hoje só para dizer isto.

Beijo para todos os que me lêem, com certeza que são pessoas que me entendem!

Desejo que o silêncio dentro de cada um seja confortável. E quando se levantarem para ligar o rádio, que tenham um sorriso! Se isso não acontecer é porque precisam de voltar a fazer silêncio para se encontrarem… Apaixonem-se por vocês!

1 comentário:

Anónimo disse...

Minha amiga...
eu entendo-te, e sei que tambem me consegues entender. Até porque as vezes somos horrivelmente parecidadas (no mau feitio, claro!)

Beijinhos
Susana