terça-feira, março 25, 2008

Elogio

Um dia ia a passar pela rua e ouvi um comentário muito agradável à minha pessoa. Claro que não parei, continuei em frente e sorri. Não sei de onde veio o elogio, mas também não me interessou… Um piropo sabe sempre bem ouvir, independentemente da origem. Não me venham com tangas que são gajos porcos, velhos nojentos, rapazes estúpidos… Não, são pessoas que tem uma opinião e que a dizem em voz alta. Ok, às vezes é um excesso… não há paciência! Mas que sabe bem, sabe caramba!
(Não me quero desviar do assunto que me trouxe aqui)
Ultimamente tenho recebido alguns elogios, não me estou aqui a armar em boa, é simplesmente um facto!
E dei conta, que quando recebo um elogio, não sei onde me meter. Agradeço? O que é que vocês fazem?
Bem, sempre estive mais habituada a criticas, e isto e aquilo… “não devias fazer isso”, “devias ter tido atenção aquilo”… “procedeste mal”…”não vais conseguir”… “não acredito”… Bolas!! O meu cérebro está demasiado habituado a ouvir estas coisas, mas quando alguém diz alguma coisa contrária, o meu cérebro nem é capaz de processar… Será por isso que fico sem reacção?
O pior é quando nos elogiam nos olhos, a olhar nos nossos olhos! Sabe bem, mas ao mesmo tempo ficamos desarmados…
Isto é só uma partilha, é o que acontece comigo, mas será assim para toda a gente?
Parece-me que é mais fácil defendermo-nos de um ataque, do que de um elogio. Quando somos atacados, vamos buscar as nossas armas e defendemos a nossa honra, não é? Mostramos o nosso ponto de vista, queremos a razão para nós, limpamos a nossa imagem, temos uma resposta! Respondemos! Mas um elogio… caramba, ficamos sem resposta, sem reacção… É um sentimento antagónico, gosto de ser elogiada, não gosto é de ficar encavacada, sem resposta. É um sentimento bom, mas frustrado…
Elogiar alguém não é difícil, basta estar atentos a um gesto, a um pormenor. Basta pensar que também nós gostamos de ser elogiados.
Basta pensar em dar aquilo que gostamos de receber. Eu às vezes tenho receio de elogiar, ser mal interpretada. E calo-me. É mais fácil criticar… Venha a crítica! Venha o desaforo! Venha a estupidez só porque sim… Venha a discussão! Discutir é que dá pica! Deve fazer parte da nossa natureza irritar o outro, entrar nos despique de quem é que tem razão, quem tem mais coisas más para dizer sobre o outro, quem consegue ser mais estúpido, quem consegue ser mais cínico, quem consegue ficar com a razão??! Isto sim dá luta! Ai, como eu percebo… eu também gosto destas guerrinhas, claro está quando a razão fica do meu lado… ;)
Agora elogiar… é lixado! Um elogio desarma e pronto… ficamos sem palavras. Não dá gozo. Não tem piada… Mas façam a experiência. Mas com honestidade! Não se ponham para aí a inventar elogios… com sinceridade e sentimento. Vão ver o palpitar do coração, não é fácil…
Faço um apelo: elogiem, digam coisas bonitas… será mais fácil receber! E saber receber coisas boas também é um dom…

1 comentário:

Cláudia disse...

Elogio: Continua a escrever, que é um bálsamo para a alma! :)