sexta-feira, março 13, 2009

A culpa pode ser Dele...

Talvez um dia, quando Adão e Eva perceberem que a nudez era o seu escudo de protecção, o mundo voltará a ser o paraíso, e a maçã deixará de ser o fruto proibido e passará a ser um fruto doce e suculento, que alimenta o corpo e a alma.

Algures no tempo, longínquo e possivelmente inexistente, alguém cometeu um terrível erro. Mas quem? questiono-me…


Ora pensemos:

A culpa foi da cobra que convenceu Eva a comer o fruto proibido; foi da Eva porque o comeu, e sarcasticamente convenceu Adão a fazer o mesmo; ou foi do inútil do Adão que não impediu que Eva comesse o fruto, com a agravante de ele próprio o ter comido; ou ainda, pasmem-se as almas religiosas (como a minha)… a culpa foi de Deus?!

Vejamos:

Quem criou a cobra? E a Eva? Quem se lembrou de lhe arranjar um cúmplice, arrancando-lhe uma costela? E para terminar em beleza, quem criou o jardim cheio de árvores de frutos vermelhinhos, hoje em dia com o nome de maçã, naquele tempo, com o nome de “fruto proibido”?!?
Mas o que é que Deus estava a espera?! Parece-me que Ele criou tudo de forma a que o livre arbítrio fosse um fracasso, ou não? Estou enganada? Estou a perder a minha fé, a minha religiosidade, a minha crença? Ou estou a ver as coisas como elas são? Nuas e cruas?! Porque é que não se culpa Deus? Porque é que Deus só nos serve nas horas de aflição, nas horas de sofrimento? Porque é que a culpa nunca é de Deus mesmo quando nos leva cruelmente um ente querido que devia estar ao nosso lado, porque é que tudo de bom é “graças a Deus” e tudo de mau “ é a vida…” ?!?!

Vejamos novamente:

(naquele tempo, obviamente houve uma conversa que poderá ter sido a que vos apresento a seguir. Desta conversa não há testemunhas porque Deus só tinha criado 3 seres; uma mulher, um homem e uma cobra. Deste momento, nada ficou registado e comprovado, porque as mulheres são mentirosas, os homens não percebem o que se passa à sua volta, e as cobras, enfim, são animais irracionais e não falam. Pelo que, cada um pode pensar o que quiser da conversa entre Deus, Adão, Eva e a cobra. E porque não poderia ter sido assim?)

“Naquele fim de tarde, Deus aproximou-se de Adão e Eva e disse:

- Reparem na minha última criação! Estão a ver ali ao fundo, no vale? São árvores, criei-as para vos dar sombra, para vos proteger do sol que queima a vossa nudez. Não são lindas?

- Oh meu Deus, como és bondoso! Estás sempre a pensar em nós, ofereces-nos coisas maravilhosas – disse Eva, enternecida de gratidão.

- Mas atenção! – disse Deus – criei aquelas árvores só para vos dar sombra, nada mais! Não sei o que se passou, mas ao inventar as árvores aparecerem aquelas coisas vermelhinhas. São venenosas não se atrevam a comer, senão morrerão! Até que vos diga, por favor não se atrevam a comer daquilo. Parece perfeito, parece comestível, mas não é! Será o fruto proibido!

- Não te preocupes Deus, se nos mata, não nos atreveremos a tocar-lhe sequer! – disse Adão com confiança e firmeza. Naquele tempo, apesar de não se saber o que era morrer, Adão percebeu que era alguma coisa de muito mau. Tendo em conta que eles estavam no Céu e o Inferno ainda não existia, se morressem não saberiam muito bem para onde iriam, foi talvez o medo do desconhecido que assustou Adão.

Deus deixou Adão e Eva a contemplar a nova paisagem, e voltou para o seu castelo. Palácio? Nuvem? Céu? Bem, para o seu canto! Adão e Eva foram passear pelo jardim

- Anda Eva, vamos ver as árvores e sentir a sombra. Deus é realmente magnífico!

Deitaram-se por baixo de uma árvore, deram as mãos, e a sombra caía-lhes em cima do corpo, dando uma sensação de frescura e alívio da pele. Estavam felizes com a sombra, a criação de Deus revelava a sua imensa inteligência e bondade. Reparavam como os raios de luz passavam entre os ramos das árvores e desenhavam feixes de luz laranja nos seus corpos. Tentavam apanhar essa luz no corpo um do outro e divertiram-se durante um bom tempo, até que, exaustos voltaram a ficar quietos. Naquele tempo, ainda não existiam os preliminares, mas Adão e Eva revelavam grandes potencialidades. Os preliminares revelaram-se ser uma brincadeira muito cansativa e sem o efeito pretendido, razão pela qual Adão se aborreceu com a brincadeira, tendo sido esta prática abandonada desde então. (Obrigada Adão!)

- Já reparaste Adão, como aquele fruto vermelho é lindo? Não parece ter nada de venenoso, antes pelo contrário, até parece mesmo apetitoso! Vamos provar? Só uma dentadinha…

- Nem penses Eva! Deus disse que podíamos morrer, seja lá isso o que for, eu prefiro estar assim como estou! Deixa lá… esse fruto é proibido! Não sejas atrevida! Mas olhando bem, realmente o fruto até parece que nos faz água na boca, é melhor nem olharmos para ele.

- Tens razão, vamos embora e não olhemos mais para esse fruto até que Deus nos diga que já corrigiu o seu erro! – disse Eva.

Mas a sombra sabia tão bem, que acabaram por ficar ali mais algum tempo a contemplar o erro de Deus, porque é que era venenoso? Como é que Deus se enganou nessa criação, nem parecia dele… E se venenoso fosse uma coisa boa e eles perceberam mal? Um fruto assim tão bonito, tão apetitoso, parecia tudo menos venenoso! E assim nasceu no paraíso, aquilo a que hoje chamamos especulação!

Quando a especulação chegou ao fim, Adão deu a mão a Eva e levantaram-se para ir embora, a sombra também já não estava a ser tão agradável quanto isso… Já estavam os dois em pé, quando de repente aparece uma cobra que lhes disse:

- Vosssês vejam lá, não sssse atrevam messsmo a comer essssse fruto! Olhem que bassssta uma dentada para ficarem com a messsssma inteligência de Deus. Depoisssss não sabereisss o que fazzzzer com tanta inteligênccccia e ficareis loucos para sempre!

- Oh, ser inteligente como Deus! Que presunção! Mentes, cobra maldita! – Eva, ficou pensativa no que a cobra lhes disse. Ser inteligente… ela gostava de ser inteligente, mas não era preciso ser taaão inteligente como Deus, só um bocadinho… Talvez só uma dentadinha não fizesse mal… Ficava inteligente e mas não ficava louca! Naquele tempo a inteligência ainda não existia, mas Eva já revelava ser um ser com potencialidades!

- Eva, já te conheço, vamos aproveitar que já estamos em pé e vamos embora! É melhor sairmos debaixo desta árvore, deixa lá a sombra e fruto! Olha que nos arriscamos a levar com o fruto proibido em cima e ainda nos acontece alguma desgraça. Não queremos que Deus fique triste connosco! – disse Adão assustado.

Naquele tempo, ainda não existia a cobardia, mas Adão já revelava grandes potencialidades! Também foi Adão, que descobriu a teoria da gravidade, ao pensar que a maçã podia cair da árvore, mas foi Newton que patenteou esta ideia. Naquele tempo, ainda não existia raciocínio prático e lógico das coisas, pelo, se justifica que as potencialidades de Adão fossem nulas.

No meio de tanta potencialidade, Eva deu uma dentadinha na maçã, Adão foi levado por Eva e deu outra dentadinha na maçã (mais pequena, porque lembrem-se que tinha grandes potencialidades para a cobardia) e a cobra foi à sua vidinha…

E assim foi, Eva comprovou o que a cobra lhes dissera. Eva ficou inteligente, Adão, sofreu as consequências da sua miserável cobardia, pois nunca chegou a ficar inteligente, e ambos ficaram loucos para sempre!”

Esta poderia ter sido a história, que na realidade, não está longe da que é usualmente contada pelos contadores de histórias.

Agora as (minhas) questões:

Afinal, para que é que Deus foi criar a maçã? E porque lhe chamou o fruto proibido? Para que é que ele criou algo que era proibido, caramba??! Para quê?! Para testar a sua obra humana? Fez-nos um teste, com uma crueldade atroz! Mas de que é que ele estava a espera? Reparem; inventa um fruto demasiado apetitoso, mas é proibido. Para os levar até ao fruto, diz que inventou a sombra, e ainda por cima, como se não bastasse inventou a cobra! Qual era o teste afinal, e onde está aqui o livre arbítrio? É que com tanta invenção, tantas condicionantes, tantas merdas… o livre arbítrio deixou de existir, ou foi-lhes roubado! Houve obviamente um mau encaminhamento propositado! Senão, reparem na cereja em cima do bolo; para quê a cobra no fim de tudo, se eles já se iam embora sem comer a maçã…

Isto revolta-me. Mas atenção que há a possibilidade da história não ser nada assim conforme contei. Mas há essa possibilidade… É sobre esta possibilidade que estou a raciocinar.
No meu entendimento, Deus consegui errar duas vezes! Ou três… Primeiro criou um fruto proibido, depois criou humanos fracos, curiosos e desconfiados, tão desconfiados que foram provar o fruto! E porque é que eram desconfiados? Porque na realidade Deus não era de confiança, na verdade foi ele que introduziu no Paraíso um elemento podre!
Mas atenção que Deus ainda teve um momento de glória, porque se arrependeu do seu erro, e assumiu-o!
Passado uns anos, Deus arrependeu-se da sua obra e inventou o Dilúvio… Mas atenção que antes do dilúvio, ainda houve muitas desgraças; irmãos que mataram irmãos, guerras violentas, pragas, fogos, invejas, mentiras, traições… tudo igual, ao que vivemos hoje. Depois de tudo isto é que Deus se arrependeu, este arrependimento não terá vindo tarde demais?

Deus afinal é humano e nós feitos à sua imagem!
E afinal, quem nos criou assim, fracos e pecadores? Quem inventou o pecado… e quem nos deu acesso a ele?
E se ninguém pecasse, qual era a piada de andar neste paraíso de vida?!
E o que é que Deus está a fazer neste momento? Porque é que Deus não vê as guerras violentas, as crianças que morrem de fome, as suas mães que não as conseguem salvar, a ijustiça, as mães que matam os pais, os pais que matam os filhos, as depressões, o aquecimento global, a loucura… tudo! É que olhando à nossa volta, o mundo está assim! Para que canto do mundo Deus tem o seu olhar virado, caramba?!

É certo que o livre arbítrio somos nós que o escolhemos, temos que lutar pelo que queremos, temos que escolher os caminhos certos e evitar os errados. Mas porque é que os caminhos errados parecem os certos, e os certos parecem errados? Quem anda a brincar connosco? E quem é o Diabo? será a parte menos inteligente de Deus, aquele que falha?
Todos nós temos um lado negro! Todos nós erramos! Todos nós pecamos e nisso somos iguais… E o que seria da nossa vida se não pecássemos? A vida já é um inferno, o pecado será o nosso pedaço de céu! Só quando pecamos estamos felizes, obviamente que não estou a falar dos pecados capitais! Estou a falar do pecado de saborear uma simples maçã, que não mata, só nos adoça a boca, sacia a fome, mata a sede, e enfim… aparece simplesmente nas árvores que Deus criou!

Senhor, eu pequei, eu comi, eu alimentei-me, eu saciei a minha sede durante os breves segundos em que saboreei o pecado que me ofereceste. E só por causa disso, pelo prazer, pelo gozo, pela paz, o pecado valeu a pena.
Não sinto culpa, não sinto que errei, sinto apenas, que se não tivesses criado a maçã, a sombra e a cobra, e esta minha fraqueza...a culpa poderia ser toda minha! Assim, partilho-a contigo.

Será por isto que és infinitamente bom? Porque não permitiste que a culpa fosse só nossa? Porque carregas connosco as nossas culpas?

Obrigada Meu Deus, por todo o teu altruísmo...


Sim, a culpa é de todos! A culpa do bem e do mal é Nossa!

PS - Já agora, sugiro que comecem a imaginar Adão e Eva sem umbigo. Já que foram gerados por Deus, para quê o umbigo?! Nunca vi nenhuma representação relegiosa que omitisse o umbigo. Onde andava a inteligência artistica? Ou será que a presença do umbigo é uma afronta dos nossos antepassados que sempre duvidam que o Homem tenha sido criado por Deus? (isto dava mais pano para mangas... fiquemos por aqui)

Deixo-vos um poema, que me caiu nas mãos. Deliciem-se pecadores...

Deus é maneta
diz Saramago
só tem mão direita.
à direita da qual todos se sentam.
Eu canto a outra mão de Deus
a que traz o Diabo pela trela
a que por vezes puxa para o outro lado
e escreve sempre por linhas tortas
a mão esquerda de Deus
a mão de sombra
a mão do medo
a mão do nada
a mais perigosa mão de Deus
aquela que de repente solta o espírito
o enxofre a guerra o vento mau.
É a mão esquerda de Deus que aperta o coração
acelera o pulso
desarticula o ritmo.
Os poetas estão sentados à esquerda
da mão esquerda de Deus
até mesmo Antero.
É com ela que Deus abana o Mundo
com sua chuva e com seu fogo
sua onda gigante e seu terrível
terramoto.


Não é verdade que Deus seja maneta
Deus é canhoto.


Manuel Alegre "A perigosa mão de Deus"


Sem comentários: