terça-feira, julho 29, 2008

Inteligência Emocional

Perante uma situação de desalento, ou desmotivação temos que ter uma jogada de inteligência emocional. O que é isto? Talvez não saiba responder por definição, mas por experiência.
Uma jogada de inteligência emocional, é conseguir contrariar as nossas emoções, mas com estilo, com nível, de forma a surpreendermo-nos a nós próprios! É qualquer coisa do género; estou tão triste, mas dar uma gargalhada que veio não sei de onde, nem porquê, nem me apercebi, mas surpreendi-me! É dar colo à nossa tristeza, embalá-la, adormecê-la. É mimarmos a nossa pessoa, dar-lhe coisas boas, mandá-la ao ar e fazê-la sorrir. Temos que nos mimar nos nossos momentos difíceis, tirar um tempo para nós! Observar as nossas reacções perante situações de stress, e criticá-las como se pertencessem ao nosso melhor amigo! Nós permitiríamos que o nosso melhor amigo tivesse este comportamento? Se não, também não o queremos para nós! Esta é mais uma jogada de inteligência emocional. Damos conta e já estamos a viver novamente, a sorrir, nem que seja do disparate que nós próprios cometemos. Tiremos um tempo para nós, mas não um tempo infinito que nos leve ao silêncio, ao desalento, a uma sala sem portas nem janelas!
A questão aqui, é não desistir de nós, acreditemos que tudo à volta tem uma resolução. Tudo se resolve, mas não podemos ficar a espera que se resolvam sozinhas. Hoje em dia desmotivação pode ser considerado um luxo! Só se pode desmotivar quem tem uma vida, uma alma, um espírito recheado de riquezas, de experiências, de tudo... Não nos podemos dar ao luxo de ficar impávidos e serenos a assistir à nossa auto destruição. Sim, porque a falta de auto-estima é o inicio do caminho para a nossa dissipação, desintegração, alienação do mundo, quando damos conta já não estamos cá, estamos do outro lado da vida. (como sabem o outro lado da vida, enquanto estamos vivos, é o sono profundo).

Nos meus momentos difíceis conto comigo, com as minhas atitudes, com a minha luta. E se nessa luta precisarmos de uma amigo, arrastemo-lo que se for verdadeiramente nosso amigo irá para batalha connosco. E esta é uma luta em que só podemos ganhar porque só dependemos de nós, da nossa táctica, da nossa estratégia, das nossas armas. Conhecemos o nosso inimigo melhor que ninguém.
Não estou a dizer para mudarmos a situação, é mudar a forma como a vemos e vivemos, isso faz toda a diferença. Não é deixar passar, não é esquecer, não é deixar andar porque um dia vai passar. Tudo o que não se resolve continua a ser um problema, que mais tarde ou mais cedo nos assalta o pensamento.
Quero partilhar uma frase de um grande poeta, que como sabemos teve que inventar mil e uma personalidades, sabe-se lá porquê.
Acredito que tenha sido um dos homens mais inteligentes emocionalmente.

“Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo...”
Fernando Pessoa

1 comentário:

Anónimo disse...

vá la! agora põe em prática que a seguir eu prometo que tambem ponho em pratica todos estes conselhos teus ;)

mil beijos
Susana